Pousada Cravo e Canela em Penedo

Turismo em Penedo

A Região Localizada entre Rio e São Paulo, Penedo é a única colônia finlandesa da América do Sul. Sua história começou em 1929 quando um grupo de naturalistas veio da Finlândia para criar uma nova sociedade.

Hoje Penedo encanta a visitantes de todo o país que aqui vêm atraídos pelo clima sempre agradável, cachoeiras que formam piscinas naturais de águas límpidas e frescas, caminhadas em meio a muita natureza além, é claro, pelas muitas lojas que vão desde artesanato e arte em geral até a fábrica de chocolate entre tantas outras atrações para o turista.

Conheça aqui, alguns dos principais e mais belos pontos de Penedo.

  • Cachoeira de Deus

    Um lugar lindo, perfeito para você curtir com sua família. Maior e mais bonita queda d´água de Penedo, a Cachoeira de Deus tem 15 metros de altura e um grande poço perfeito para mergulhos. Acesso fácil por trilha. Recomendamos sempre que você tenha cuidado, pois cachoeira é um local que requer bastante atenção devido às pedras. Localização: Rio Das Pedras, cerca de 4 Km do centro de Penedo.

    Queda Livre: 15 metros - Nascente: Rio Das Pedras.

    Para chegar até a cachoeira basta seguir a Avenida das Mangueiras, sentido bairro Alto Penedo, se tiver dúvidas é só pedir uma ajudinha no caminho aos passantes. Em certo ponto, esta via muda de nome para Estrada das Três Cachoeiras. Chegando no bairro Alto Penedo você deve estacionar o veículo e seguir por trilha de 10 minutos a pé para chegar ao seu destino.


  • Três Bacias

    Um lugar delicioso para se visitar em dias quentes. Bastante afastada ela recebe pouca visitação, é repleta de piscinas de águas limpas. É necessário tomar cuidado, pois é grande a distância de uma bacia para a outra, por esse motivo é bom ter bastante cuidado! Recebeu este nome por sua formação, onde a cada trecho de queda d’água, destacam-se três pequenas bacias de pedra.


  • Três Cachoeiras

    Cercada por natureza, essa cachoeira encanta a todos, o lugar é lindo! Bastante frequentada nos finais de semana e feriados pela proximidade do Centro. A cachoeira é formada por três quedas que formam piscinas naturais deliciosas. Melhor visitar durante a semana. Recomendamos sempre que você tenha cuidado, pois cachoeira é um local que requer bastante atenção devido às pedras.


  • Poço da Esmeralda

    Águas tão verdes que chegam a ofuscar nosso olhar. O poção é lindo, rodeado por uma natureza inspiradora. Fica localizado a cinquenta metros das Três Bacias e é excelente para nadar. Situado no Rio das Pedras, distante cerca de 5 km do centro de Penedo. Vale muito a pena o passeio!

    Recomendamos sempre que você tenha cuidado, pois cachoeira é um local que requer bastante atenção devido às pedras.


  • Pequena Finlândia

    O parque temático é a grande atração do Shopping Pequena Finlândia. Remetendo a uma pequena cidade nórdica, tem casas de madeira, sendo a do Bom Velhinho feita com troncos maciços. Lá dentro, a decoração natalina divide a atenção com os móveis rústicos, as roupas típicas e o próprio Papai Noel. Nos arredores ficam a fábrica de brinquedos, os correios - onde são entregues as cartas endereçadas ao dono da casa - o teatro de arena e um salão para apresentações de música, cinema e teatro. Um passeio delicioso para se fazer com a família!


  • Pico do Penedinho

    Localizado a 600 metros de altitude, é um mirante que oferece uma vista panorâmica da região. O turista pode avistar parte de Resende, praticamente todo o Penedo e ter uma visão deslumbrante do Maciço de Itatiaia. Abaixo da cruz, situa-se a antiga Casa da Fazenda, a primeira morada dos finlandeses em Penedo, que aqui chegaram em 1929.


  • Casa do Chocolate

    Saindo do hotel de carro em direção ao centro de Penedo, em poucos minutos você encontra… Chocolate de origem suíça, o chocolate sólido é encontrado em toda a localidade, com produção caseira. Possui uma variedade de formatos, recheios e sabores. Seu preparo varia de acordo com as técnicas empregadas para seus diversos tipos.


  • Sorvete Finlandês

    Sorvete Finlandês é uma das delícias de Penedo.


  • Artesanato Finlandês

    Começou com os tapetes e tapeçarias tecidas nos teares manuais que as primeiras pioneiras finlandesas trouxeram consigo da Finlândia. Mais tarde o artesanato aumentou com os trabalhos em bucha vegetal, pintura em tecidos, velas, trabalhos em pedra e cerâmica, trabalhos em madeira e outras formas de artesanato.


  • Outros Passeios

    OPÇÕES DE PASSEIOS:

    Parque Nacional de Itatiaia - cachoeiras, trilhas, museu.
    Serrinha do Alambari.
    Visconde de Mauá e Maringá - cachoeiras, restaurantes, artesanato e paisagem da serra.
    Barragem da represa do Funil (Itatiaia) - bela obra de engenharia e vista da represa.
    Santuário Nacional de Aparecida do Norte (à uma hora de distância).
    Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) - Resende - visita as instalações e museu militar.
    Pesque e pague, em Penedo - trutas criadas no rio.
    Rio das Pedras: banho nas cachoeiras.
    Clube Finlandês - danças folclóricas da Finlândia, aos sábados à noite.
    Museu Finlandês.
    Shopping Pequena Finlândia e Casa de Papai Noel.
    Fábricas de chocolate e lojas das fábricas.
    Passeios ecológicos com guias e veículos especializados.
    Danceteria.
    Aluguel de cavalos - 300 m da pousada - vários horários.
    Aluguel de bicicletas.